Rua General Câmara 1136 | CEP 13450-029
19 3629-0916
Horário de Funcionamento: 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

1º Clínica de Natação de Base reuniu cerca de 100 jovens atletas em Caxias do Sul

Incentivo à prática e ao desenvolvimento da natação Brasileira

1º Clínica de Natação de Base reuniu cerca de 100 jovens atletas em Caxias do Sul

Evento realizado pelo Instituto Cesar Cielo, via Lei de Incentivo ao Esporte, busca incentivar o desenvolvimento da modalidade e mostrar que o esporte de rendimento pode abrir oportunidades além das medalhas

Todos os participantes ganharam toucas, óculos de natação, camiseta, boné e squeeze. Mas o que valeu mesmo para os jovens nadadores foi passar algumas horas do dia obtendo dicas e assimilando valores de Cesar Cielo, único nadador brasileiro campeão Olímpico, recordista mundial dos 50m livre e 11x campeão do mundo. 

“Nosso propósito é o de estimular a base e a natação competitiva às novas gerações. Fazer com que as famílias também incentivem suas crianças a praticar esportes de uma forma mais dedicada e disciplinada. Pois mesmo que ela não se torne um atleta, o esporte pode ser uma ferramenta, abrir portas e oportunidades como uma bolsa numa universidade ou viajar o mundo através do esporte”, enfatiza Cielo. 

Régis Mencia é atual técnico da equipe de natação do Recreio da Juventude, e trabalha com Cielo desde 2013. Como auxiliar técnico e, posteriormente, head coach de Cielo em vários títulos, ele enxerga no programa de clínicas do instituto uma excelente oportunidade de difundir o esporte além do eixo Rio-São Paulo.

“Vejo esta ação com impacto positivo e produtivo no intuito de fomentar a modalidade junto aos praticantes, especialmente a nadadores de outras regiões do Brasil que, outrora, talvez não tivessem esta oportunidade. No nosso caso, temos muitos talentos a serem lapidados aqui no Sul e muitos outros a serem descobertos em todo Brasil. Acredito que conseguimos levar (e elevar) conhecimento e experiência de anos para que todos saiam motivados para evoluir”, afirma.

Inclusão

Fernanda Michaelsen, coordenadora do Projeto Natação Paralímpica da Associação Esporte +, acompanhou um grupo de oito jovens nadadores com deficiência (visual, física e intelectual), de Porto Alegre até Caxias. Para ela, proporcionar esta experiência, numa clínica promovida pelo Instituto Cesar Cielo, é fundamental para o desenvolvimento e autoestima de seus alunos.

“Acreditamos no esporte como a melhor e mais potente ferramenta de inclusão que existe. Na clínica os nossos alunos puderam, além de estarem pertinho do ídolo, vivenciar atividades da mesma forma em igualdade com os outros participantes. Trazendo total satisfação e alegria para a vida deles que se sentem cada vez mais capazes de quebrar paradigmas impostos e ir atrás do seu próprio protagonismo”, diz.

Lei de incentivo e patrocinadores

A Clínica Natação de Base é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, apresentada pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Governo Federal. Conta ainda com o patrocínio da Portonave, Da Magrinha e Mattos Filho.

Atleta

Único campeão olímpico da natação brasileira, Cesar Cielo tem um currículo que o credencia a desenvolver projetos na modalidade. Além de três medalhas olímpicas (ouro e bronze em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012), conquistou 19 medalhas em Mundiais (Indianápolis/2004, Roma/2009, Dubai/2010, Xangai/2011, Barcelona/2013, Doha/2014, Budapeste/2017 e Hangzhou/2018). Onze delas de ouro.

É tricampeão mundial dos 50m livre e bicampeão mundial dos 50m borboleta e é também o recordista mundial dos 50m (20s91) e dos 100m (46s91), estilo livre. É o mais rápido do mundo também na era pós-trajes (21s32). Soma, ainda, oito medalhas ganhas em Pan-Americanos (Rio/2007 e Guadalajara/2011), sete delas de ouro.

Mais informações

Site: www.institutocesarcielo.com.br

Redes sociais: @institutocesarcielo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status