Matheus Assunção é um dos representantes do projeto, realizado na piscina e em parceria com o COTP, que disputam a competição de Porto Alegre para garotos de 13 e 14 anos

O Novos Cielos terá 11 nadadores, dentre eles Matheus Assunção – vai nadar os 100 m e os 200 m, borboleta, e os 200 m e 400 metros, livre – no Campeonato Brasileiro Infantil, Troféu Maurício Beken, na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), de 1/11/2017 a 4/11/2017. O torneio reúne 520 meninos e meninas de 13 e 14 anos.

Matheus, de 13 anos, começou no Centro Olímpico em 2012 e está no projeto Novos Cielos há quatro temporadas, desde o início. Já foi campeão brasileiro infantil em Aracaju (nos 200 m borboleta). No último Paulista que disputou venceu os 100 m e os 200 m borboleta (com recorde estadual), os 200 m e os 400 m livre.

Antes da viagem ouviu dicas do campeão olímpico e mentor do Novos Cielos, Cesar Cielo. “Matheus, tenta pensar na prova como um todo, não pensar que é um Brasileiro, que tem de fazer uma final… Não transforme a competição em algo maior do que ela é. Você vai nadar as suas provas e a gente só quer o seu melhor, quer ver você fazendo o seu melhor o tempo inteiro. Busque o seu melhor tempo e, se Deus Quiser, vem a medalha de ouro, de novo”, disse Cesar Cielo.

_OSF2937 (1500x1126)

Matheus Assunção vai nadar o Brasileiro pelo Novos Cielos

Neste Brasileiro, Matheus Assunção é um dos candidatos ao pódio nos 200 m borboleta e nos 200 m livre. “Treinei muito porque meus principais adversários são fortes também. Tem atletas do Coritibano, do Serc/São Caetano, do Corinthians… Baixei os meus tempos no Regional nos 1.500 m, nos 400 m livre e nos 200 m borboleta. Melhorei demais desde que cheguei aqui. No Petiz eu nem sabia se ia querer levar a natação, mas eu estou vendo que posso seguir carreira na natação”, afirma Matheus, que agradece Cesar Cielo pelas dicas.

O Novos Cielos/Centro Olímpico está em seu ano IV com 135 crianças, adolescentes e jovens, que treinam e competem nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior, separadas por níveis, dos 7 aos 21 anos. Aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, gerenciada pelo Ministério do Esporte, o Novos Cielos é um projeto do Instituto Cesar Cielo (ICC) – criado em 2010 com o objetivo de incentivar e aprimorar a prática da natação no Brasil. Visa a saúde dos participantes, o hábito da prática esportiva, e a dar condições para que novos talentos apareçam em boas condições de treino e competindo.

Os Novos Cielos também estarão no Campeonato Paulista Juvenil de Verão, XIX Troféu Ronaldo de Souza Passos, de 2 a 4/11/2017, no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá.

Para o núcleo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, o Novos Cielos – Ano IV, é uma parceria entre o Instituto Cesar Cielo, o governo federal – por meio da Lei de Incentivo ao Esporte -, a Prefeitura de São Paulo e os patrocinadores Atlas Schindler, HTH, Mattos Filho, Sabemi Seguradora e SporTV.

_OSF2971

Matheus Assunção