Alunos de algumas das turmas do Novos Cielos no COTP

Alunos de turmas do Novos Cielos no Centro Olímpico, em São Paulo: patrocínio do Banco Volkswagen e Jasmine, pela Lei de Incentivo ao Esporte

Primeiro repasse do Ministério dos Esportes por meio da Lei de Incentivo Fiscal, com recursos captados do Banco Volkswagen e Jasmine, vai beneficiar 135 crianças e jovens de oito turmas.

O núcleo de formação do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), de São Paulo, receberá recursos do projeto Novos Cielos, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Banco Volkswagen e Jasmine. Os primeiros beneficiados serão 135 crianças e jovens, de 10 a 18 anos, do COTP, polo de formação esportiva da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo. O projeto pretende oferecer treinamento de natação em várias categorias e possibilitar participação em competições nacionais.

O projeto do Instituto, criado pelo campeão olímpico Cesar Cielo, foi analisado e aprovado pelo Ministério dos Esportes do Governo Federal do Brasil para efeito dos benefícios de que tratam a Lei nº 11.438/06 e o Decreto nº 6.180/07, de incentivo fiscal ao esporte.

Níveis: Iniciação e aperfeiçoamento

O Novos Cielos será desenvolvido em parceria com o Centro Olímpico, que fornece o espaço – piscina que tem qualidade para receber o campeão olímpico Cesar Cielo – e já conta com aulas de natação. Os 97 alunos de cinco turmas serão transferidos para o projeto, que terá oito turmas e 135 atletas. Os dois primeiros níveis (iniciação e aperfeiçoamento) serão de iniciação para crianças de 6 a 10 anos, que já saibam nadar (não serão exigidos conhecimento de estilos nem índice técnico). Serão atendidas ainda turmas em mais seis níveis ou categorias competitivas, definidas por idade, número de treinos por semana e carga horária.

Os treinamentos serão práticos e teóricos, de acordo com as necessidades detectadas pelos professores. O projeto terá um supervisor técnico, cinco técnicos e cinco assistentes, responsáveis pela estruturação da rotina de treinos esportivos dos atletas, dividindo as atividades entre teoria, prática e física. Os técnicos também serão responsáveis por acompanhar os atletas em competições e planejar os treinos com o supervisor técnico. Como complementação aos treinamentos, o projeto oferecerá transporte, alimentação e hospedagem para a participação em competições nacionais e continentais.

COTP fornece 14 nadadores para clubes

“Os recursos humanos serão ampliados e, com mais professores, também poderemos absorver mais crianças nas turmas de natação. O Centro Olímpico já tem o trabalho de formação e a estrutura física e agora vai ter mais recursos humanos. Com isso, vamos poder trabalhar com mais qualidade a modalidade e disputar competições”, afirma o professor Luiz Fernandes do Amaral Barbosa, do Centro Olímpico, que vai integrar o projeto Novos Cielos. Luiz teve 14 dos nadadores formados na piscina da Prefeitura contratados pelo Pinheiros, Sesi e Corinthians no início da temporada de 2013.

O professor Luiz Fernandes do Amaral (D), com os colegas Rodrigo e Luana

O professor Luiz Fernandes do Amaral (D), com os colegas Rodrigo e Luana