Rua General Câmara 1136 | CEP 13450-029
19 3629-0916
Horário de Funcionamento: 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Nadadores de Itajaí conquistam medalhas na maior competição estudantil do mundo

Incentivo à prática e ao desenvolvimento da natação Brasileira

Nadadores de Itajaí conquistam medalhas na maior competição estudantil do mundo

Leonardo Venturini Correa e Vinicius Cruz, do projeto Itamirim / Nadar / Novos Cielos fizeram parte da delegação brasileira no Gymnasiade 2022, disputado na França

Dois nadadores do projeto Itamirim / Nadar / Novos Cielos, de Itajaí (SC), acabam de voltar da Normandia, na França, com medalhas conquistadas na Gymnasiade 2022, maior competição estudantil do mundo, realizada no período de 14 a 22 de maio. O Brasil terminou o evento em segundo lugar no quadro geral, com 126 medalhas conquistadas. Atrás somente da França, com 130.

Leonardo Venturini Correa e Vinicius Cruz contribuíram para o desempenho do Brasil na competição. Fizeram parte da equipe no 4x100m Livre, e conquistaram o bronze com o tempo de 3min27s44. Vinicius também foi bronze nos 100m Livre, com o tempo de 51s91. Enquanto que Leonardo foi prata nos 50m Livre, com o tempo de 23s40.

Vinicius tem apenas 16 anos. Foi campeão brasileiro dos 100m Juvenil em 2021 e passou a integrar o projeto Nadar / Novos Cielos para aprimorar ainda mais suas técnicas. Para ele, que agora está na categoria Júnior, participar da maior competição estudantil do mundo foi uma experiência única. 

“Foi um campeonato totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Os resultados não foram os melhores, porém fico muito feliz com as medalhas. Tudo que passei levo de aprendizado para melhorar no dia a dia. Quero continuar treinando com constância para que eu possa melhorar minhas marcas, e representar muito bem a equipe nos próximos campeonatos” diz.

Aos 17 anos, Léo já acumula inúmeros títulos, incluindo um Brasileiro Juvenil em 2021. Hoje busca se consolidar na categoria Júnior. Ser vice-campeão mundial estudantil só aumenta a confiança do jovem atleta, cuja especialidade é a prova dos 50m Livre. A mesma do campeão olímpico e padrinho de projeto, Cesar Cielo, com quem de vez em quando costuma dividir a piscina nos treinamentos em Itajaí.

“Sempre ouço atenciosamente as dicas do Cielo e sempre que ele está por perto tento obter o máximo de informações, me inspiro nele e tenho como ídolo”, comenta o nadador, formado na base do projeto Nadar, um dos maiores da América Latina. “O projeto Nadar é um projeto social muito especial, que acolhe as crianças e tem objetivo de formar novos atletas. Espero que o projeto siga evoluindo e seja implementado em várias cidades do País”, complementa.

Tanto Leonardo quanto Vinicius disputam nesta última semana de maio o Sul-Brasileiro Júnior, em Florianópolis. E, ao longo do ano, outros campeonatos brasileiros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status