CESAR CIELO APRESENTA NOVOS CIELOS

Cesar Cielo: núcleo paulistano do Novos Cielos

São Paulo – O campeão olímpico e tricampeão mundial dos 50 m livre, Cesar Cielo, apresentou para a imprensa, nesta quinta-feira (7/11), o núcleo Novos Cielos do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de São Paulo. O Novos Cielos do COTP reúne 70 crianças e jovens, de 8 a 18 anos, e nove professores. O projeto do Instituto Cesar Cielo visa o desenvolvimento de crianças e jovens na natação.

“É lógico que eu quero muito e, se Deus quiser, podemos até sonhar, que daqui saia um campeão em alguns anos, como já aconteceu com o projeto do Flávio Canto, no judô, que gerou a Rafaela Silva, campeã mundial. Mas acima de tudo quero oferecer a oportunidade para eles conseguirem uma bolsa de estudos no colegial, na faculdade, para poderem competir, conseguir ganhar salário em um clube… Esse é um começo ainda, mas espero que seja um celeiro de grandes talentos, que saiam grandes atletas, mas acima de tudo pessoas que tenham oportunidades na vida”, disse Cesar Cielo, indicado pela Fina ao prêmio de melhor nadador do ano, depois de conquistar duas medalhas de ouro no Mundial de Barcelona, a principal competição de 2013.

Cesar Cielo teve a companhia do secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, do diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Rogério Sampaio, e do professor Luiz Fernandes Barbosa, para mostrar o núcleo paulistano do Novos Cielos a um grupo de jornalistas.

Novos Cielos

Novos Cielos

“Da nossa parte, quero falar da satisfação de, além de ter o campeão olímpico Cesar Cielo treinando aqui no Centro Olímpico quase todos os dias, ele trazer esse projeto para nós. Fica clara a parceria entre o atleta campeão, de sucesso, o Instituto que ele criou, o Governo Federal, através da Lei de Incentivo ao Esporte, os patrocinadores que estão apostando (Banco Volkswagen e Barras Jasmine) e o governo municipal de São Paulo, com o espaço físico e a clientela, a criançada. Para nós, é uma satisfação poder sediar esse projeto do Cesar Cielo”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene.

Para o professor Luiz Fernandes Barbosa, que coordena a comissão técnica do Novos Cielos no COTP, a motivação dos nadadores já é visível. “Nós professores, que estamos diariamente com a garotada, já percebemos que, com o projeto, teve um aumento na motivação da equipe nos treinos e nas competições. Já trouxemos medalhas do torneio Sudeste com o Instituto Cesar Cielo e a tendência são os resultados melhorarem”, avaliou.

Comissão Técnica

Comissão Técnica

Luiz ainda informou que o projeto pode pensar na formação como um todo. “Vamos ter também a escolinha de natação, para crianças menores. Ampliando em 40 o número de vagas. Vamos colocar a plataforma para a criançada menor nadar e vamos poder oferecer mais vagas. O bom também foi o aumento da nossa Comissão Técnica. No dia a dia da garotada percebemos que estão todos empolgados, nós e os atletas. Então tem tudo para dar certo”, acentuou.

O Novos Cielos tem mais dois núcleos, em Limeira, e em Santa Bárbara D’Oeste, ambos no interior de São Paulo.

O Instituto Cesar Cielo e o projeto Novos Cielos tem apoio do Ministério dos Esportes pela Lei de Incentivo Fiscal e patrocínio do Banco Volkswagen e Barras Jasmine.