FELIPE RIZZO, CAMPEÃO PAULISTA NOS 200 M BORBOLETA, É PROMESSA DOS NOVOS CIELOS

O nadador, que atua no núcleo do Centro Olímpico, em São Paulo, sabe que pode crescer e quer melhorar no Brasileiro Juvenil, em Aracaju (SE)

Felipe Rizzo, campeão paulista nos 200 m borboleta, em Santos

São Paulo – Atleta dos Novos Cielos, do núcleo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, Felipe Rizzo, de 15 anos, conquistou o ouro nos 200 m borboleta (2min15s66), no Campeonato Paulista Juvenil de Inverno, em Santos, entre os dias 23 a 25 de maio. “Gostei da prova, mas não cheguei a baixar meu tempo e sei que eu poderia ter nadado um pouquinho melhor”, comentou Felipe.

Agora a expectativa é para o Brasileiro Juvenil de Natação/Troféu Dr. Arthur Sampaio Carepa, em Aracaju (SE), entre os dias 4 e 7 de junho. “No Paulista, não melhorei os meus tempos, só mantive. Dessa vez, estou descansando mais para conseguir baixar no Brasileiro.”

Felipe, que começou na natação aos 12 anos, ressalta que é importante conciliar os estudos com o treinamento, as viagens e o tempo que fica fora de casa. “A gente, normalmente, viaja sozinho, junto com os técnicos e o grupo. Se meus pais querem assistir, vão depois. Minha família, sempre que pode, vai me assistir. É bom ter o apoio da família.”

Felipe se prepara para Brasileiro Juvenil de Natação, em Aracaju (SE), entre os dias 4 e 7 de junho

Felipe se prepara para Brasileiro Juvenil de Natação, em Aracaju (SE), entre os dias 4 e 7 de junho

Organizada pela Federação Aquática Paulista para as categorias juvenil I (15 anos) e II (16 anos), a competição contou com três atletas do Novos Cielos/Centro Olímpico. Kayky Mota, Henrique Cunha e Felipe Rizzo, representaram bem o Instituto Novos Cielos e, com a ajuda do técnico Rodrigo Fernandes de Mello, ficaram em quarto na categoria juvenil I.

Pódios e medalhas, rotina de competição

Uma das principais preocupações do Novos Cielos, projeto do Instituto Cesar Cielo, é dar oportunidade de competir para todos os nadadores, de todas as categorias.

No Circuito Mirim de Natação, em São Paulo, o Novos Cielos/Núcleo Centro Olímpico participou com 25 nadadores e garantiu 44 medalhas (5 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze). O evento, organizado pela Federação Aquática Paulista para as categorias pré-mirim (de 6 a 8 anos), mirim I (9 anos) e mirim II (10 anos), foi realizado na piscina do Clube Paineiras do Morumby (18/5). “Todos os atletas se destacaram por suas melhoras pessoais em relação aos tempos e também pelo desempenho técnico”, observou o supervisor técnico do Novos Cielos, no Centro Olímpico, Luiz Fernandes Barbosa.

Para as categorias petiz, infantil, juvenil e júnior, foi realizada a Copa São Paulo de Vinculados, no Parque Aquático do Ibirapuera, em São Paulo. O Novos Cielos/Centro Olímpico levou 27 atletas e conquistou 23 medalhas (2 de ouro, 8 de prata e 13 de bronze). Também organizada pela Federação Aquática Paulista, a competição reuniu 57 clubes e 1003 aletas de todo o Estado. Os destaques foram Tales Malu, João Borges, Lucas Reis e Arthur Santos, que formaram o revezamento 4×50 m medley, categoria infantil, e terminaram a prova em segundo, com 2min20s19.

O Novos Cielos é uma parceria entre o Instituto Cesar Cielo, criado em 2010 pelo campeão olímpico, o governo federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, os patrocinadores Banco Volkswagen e Jasmine e a Prefeitura de São Paulo.