NOVOS CIELOS DE SANTA BÁRBARA D’OESTE COMEÇA ANO I COM 62 CRIANÇAS

O núcleo no União Agrícola Barbarense é o segundo de São Paulo, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Comgas, HTH, Pirelli e Usina Furlan.

Turma da categoria Iniciante do Novos Cielos

 

Aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte está em funcionamento o núcleo do Novos Cielos de Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, cidade onde nasceu o campeão olímpico Cesar Cielo. O Novos Cielos local é uma parceria com o clube União Agrícola Barbarense, patrocinado por Comgas, HTH, Pirelli e Usina Furlan, empresas que investem no Brasil pelo esporte. O Novos Cielos tem por objetivo promover a inclusão, a construção coletiva, a diversidade e a autonomia de crianças e jovens por meio da natação.  O núcleo de Santa Bárbara é o segundo do Estado.

O projeto reúne 62 crianças divididas nas turmas de Iniciação, Aprendizado I, Aprendizado II e  Avançado, de acordo com peneira que avaliou os nadadores. O técnico é o professor Reginaldo Alessandro Lopes. A equipe técnica é integrada por Fernando Henrique de Souza, assistente-técnico, Ísis de Oliveira Petri, estagiária, e Felipe de Lima Varoli, socorrista.

O coordenador do Novos Cielos/Santa Bárbara D’Oeste, Alessandro Serrato, explica que vai trabalhar pelo crescimento do núcleo. “Este Ano I começou com 60 crianças, mas o nosso objetivo é dobrar esse número e tornar esse grupo do União Barbarense um núcleo de alto rendimento, fazendo com que as crianças tenham contato com as competições”, disse Serrato. “Nosso objetivo é formar atletas, mas, principalmente, cidadãos”, acrescentou.

O professor Reginaldo Lopes, formado em Educação Física pelas Faculdades Einstein (Fiel), de Limeira, já trabalhava na formação, com nadadores de escolinhas, antes de assumir o Novos Cielos. “Acho que a primeira questão é dar oportunidade. O Novos Cielos, desenvolvido no União Agrícola Barbarense, é aberto e vem para isso, dar oportunidades. Sabemos que a formação é um trabalho de formiguinha, mas que tem de ser feito para que talentos no esporte possam se desenvolver”, opina Reginaldo.

Isis, que trabalhou com crianças no Sesi, foi indicada pela coordenadora do curso de Educação Física da Politec/Uniesp. “Tenho afeto pelo trabalho com crianças. Acho que o fato de o projeto estar ligado ao Cesar Cielo é bem importante. Ele é conhecido e pode ser exemplo para as crianças.”

Jairo Araújo, presidente do União Barbarense, abriu as portas para a ideia – o clube já teve equipe de natação competitiva no passado – porque quer incentivar a formação.  “A gente acredita no Novos Cielos. Quando o Instituto Cesar Cielo apresentou a ideia e nós já tínhamos as escolinhas de natação juntamos os interesses. O clube não pensou duas vezes em fechar essa parceria, ainda mais levando o nome do Cesar Cielo, um ícone da natação.”

Turma do Novos Cielos/União Barbarense, equipes administrativa e técnica e visitantes da Pirelli

Turma do Novos Cielos/União Barbarense, equipes administrativa e técnica e visitantes da Pirelli

As empresas que decidiram patrocinar o projeto, através dos incentivos fiscais dados pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do governo estadual de São Paulo, são a Comgas, a HTH – que também investe no núcleo do Centro Olímpico, na capital -, a Pirelli e a Usina Açucareira Furlan. São empresas que têm ligações com a microrregião de Campinas e o Estado de São Paulo, responsabilidade social com as comunidades em que estão inseridas e como filosofia investir no desenvolvimento do Brasil pelo esporte.

Os interessados em investir encontram informações no site da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo – www.selj.sp.gov.br,  na área da LPIE – Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.  Com o uso da Lei Paulista as empresas podem isentar até 1% do IR ou até 4% do ICMS devidos.

O Novos Cielos de Santa Bárbara D’Oeste é uma parceria entre o Instituto Cesar Cielo, criado em 2010 pelo campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, o Governo do Estado de S. Paulo e os patrocinadores Comgas, HTH, Pirelli e Usina Furlan.

_OSF1022 (1500x995)

Instituto Cesar Cielo inicia trabalho de formação em Santa Barbara