Nadador de Itajaí é campeão sulamericano de Maratona em Águas Abertas
Lucas Davesac da equipe Itamirim / Novos Cielos / Nadar, de Itajaí (SC), sagrou-se campeão na prova de 7,5km em Águas Abertas, dentro do Sulamericano Juvenil de Esportes Aquáticos, disputado em Lima, no Peru.
O nadador não se intimidou com a gélida água da Praia dos Chorrillos, que chegou na casa dos 15.9 Cº [quase metade da temperatura registrada no litoral brasileiro]. Ao lado do colega de seleção brasileira, Bernardo Marini [atleta do Rio Grande do Sul que chegou em terceiro lugar], conseguiu imprimir forte ritmo desde o início, concluindo a prova com o tempo de 01h38min59s
“Nós buscamos a perfeição ao máximo, mas sempre privilegiando o trabalho em equipe. Eu e o Bernardo fomos ‘revezando esteira’ – estratégia bastante utilizada em águas abertas onde um atleta nada logo atrás do outro para poupar energia, e nos hidratamos na hora certa. A água estava gelada, mas com a roupa de borracha, toda preparação feita para enfrentar essas condições e o foco na prova, conseguimos trazer esse excelente resultado para o Brasil”, afirma Davesac.
O resultado praticamente coroa uma temporada quase perfeita do atleta de Itajaí, que disputa provas no mar desde os 7 anos e hoje, aos 16, lidera o ranking nacional de sua categoria. Intercalando treinos dentro e fora da piscina, duas vezes por dia, de segunda a sábado, e seguindo cronograma adequado de alimentação e descanso, Lucas aos poucos tem demonstrado ser um dos principais nomes do futuro da natação em águas abertas.
“Essa conquista dá um ânimo a mais, não só para ele como para toda natação de Itajaí. Especialmente às crianças do projeto social. É um trabalho de continuidade e que prova que a gente consegue formar o atleta aqui e fazer dele um campeão. Quem sabe, mais pra frente, até de nível mundial. E com certeza vamos trabalhar duro pra isso”, valoriza o técnico Roberto Facchini.
Ainda pelo Sulamericano Juvenil de Esportes Aquáticos, Lucas Davesac volta a competir nesta sexta-feira (5). Desta vez na prova de revezamento, na qual cada um dos quatro atletas por equipe nada 1.250 metros.