Quando todo o esforço é recompensado
Todo projeto se inicia a partir de um sonho, repleto de ideias e projeções de futuro. Tirá-lo do papel se torna a parte mais importante. Foi assim, que o INSTITUTO CESAR CIELO começou.
Eleito o melhor nadador do Brasil de todos os tempos, Campeão Olímpico e dono de 11 Títulos Mundiais, além de carregar dois Recordes Mundiais, Cesar Cielo batiza o nome do projeto criado por ele.
Seu objetivo principal é apresentar o Esporte como ferramenta de transformação social na vida dos jovens, e que essa transformação se multiplique em toda a sociedade.
Cielo usou o esporte a seu favor e percebeu, durante o caminho, que podia tirar muito mais do ele poderia imaginar do esporte e chegar a posição que se encontra hoje. E através de seu Instituto, pode ser que a história se repita.
Leonardo Venturini Correa, 16 anos, é um aluno do Instituto Cesar Cielo, e participante do projeto “NOVOS CIELOS” como atleta de natação. Em maio deste ano, representou sua escola e o Brasil no Campeonato Mundial Escolar (GYMNASIADE 2022), na Normandia/FRANÇA. De lá Leonardo trouxe duas medalhas: prata na prova dos 50m Nado Livre e bronze no Revezamento 4x100m Livre.
“O Léo foi um garoto formado no projeto, iniciou ainda novo e começou a ter uns resultados bons em 2020. Até 2019, ele não figurava nem entre os oito melhores do estado e em 2020 começou a melhorar os tempos e as colocações nas competições. E em meados de 2021, conseguiu sua primeira medalha em campeonato brasileiro: terceiro lugar. No final do ano passado, ganhou sua primeira medalha de ouro em campeonato brasileiro. É um garoto carismático e muito simples. Um garoto que você tem o prazer de conversar com ele, prazer de ajudar, porque ele está sempre disposto, está sempre sorrindo, não tem tempo ruim. Sempre disposto a ajudar os companheiros de treino, é nosso gigante. Espero que esse tenha sido um pequeno passo para essa caminhada enorme que ele tem pela frente”, diz o treinador, Roberto Faccini.
Léo, como é chamado carinhosamente no projeto, começou a nadar na Escolinha do Projeto Nadar, do Instituto Cesar Cielo, em Itajaí/SC. Passou pelo grupo de base e hoje faz parte da equipe competitiva NOVOS CIELOS. Após ganhar a Seletiva Nacional que aconteceu em Aracaju/SE em 2022, foi convocado para a Seleção Brasileira Escolar, já em seu primeiro Mundial.
“O principal foco do Instituto Cesar Cielo é oferecer natação de qualidade para que os jovens do Brasil possam aprender, através do esporte, valores que serão valiosos não só no meio esportivo, mas para toda a vida deles. Eu fico sem palavras ao ver um resultado como esse do Léo, porque, às vezes, nosso objetivo e nosso foco de oferecer natação acaba ajudando o atleta a formar uma carreira esportiva. E quem sabe não estamos vendo um grande atleta brasileiro na nossa frente, quem sabe campeão em mais competições internacionais. Então, eu e toda a minha equipe que trabalha nesse projeto “Novos Cielos” e no Instituto Cesar Cielo ficamos muito felizes com esse resultado, porque temos a certeza de que o trabalho que estamos fazendo está sendo correto, profissional e ajudando nossas crianças”, afirma Cesar Cielo.