Rua General Câmara 1136 | CEP 13450-029
19 3629-0916
Horário de Funcionamento: 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Quando todo o esforço é recompensado

Incentivo à prática e ao desenvolvimento da natação Brasileira

Quando todo o esforço é recompensado

Todo projeto se inicia a partir de um sonho, repleto de ideias e projeções de futuro. Tirá-lo do papel se torna a parte mais importante. Foi assim, que o INSTITUTO CESAR CIELO começou.

Eleito o melhor nadador do Brasil de todos os tempos, Campeão Olímpico e dono de 11 Títulos Mundiais, além de carregar dois Recordes Mundiais, Cesar Cielo batiza o nome do projeto criado por ele.

Seu objetivo principal é apresentar o Esporte como ferramenta de transformação social na vida dos jovens, e que essa transformação se multiplique em toda a sociedade.

Cielo usou o esporte a seu favor e percebeu, durante o caminho, que podia tirar muito mais do ele poderia imaginar do esporte e chegar a posição que se encontra hoje. E através de seu Instituto, pode ser que a história se repita.

Leonardo Venturini Correa, 16 anos, é um aluno do Instituto Cesar Cielo, e participante do projeto “NOVOS CIELOS” como atleta de natação. Em maio deste ano, representou sua escola e o Brasil no Campeonato Mundial Escolar (GYMNASIADE 2022), na Normandia/FRANÇA. De lá Leonardo trouxe duas medalhas: prata na prova dos 50m Nado Livre e bronze no Revezamento 4x100m Livre.

“O Léo foi um garoto formado no projeto, iniciou ainda novo e começou a ter uns resultados bons em 2020. Até 2019, ele não figurava nem entre os oito melhores do estado e em 2020 começou a melhorar os tempos e as colocações nas competições. E em meados de 2021, conseguiu sua primeira medalha em campeonato brasileiro: terceiro lugar. No final do ano passado, ganhou sua primeira medalha de ouro em campeonato brasileiro. É um garoto carismático e muito simples. Um garoto que você tem o prazer de conversar com ele, prazer de ajudar, porque ele está sempre disposto, está sempre sorrindo, não tem tempo ruim. Sempre disposto a ajudar os companheiros de treino, é nosso gigante. Espero que esse tenha sido um pequeno passo para essa caminhada enorme que ele tem pela frente”, diz o treinador, Roberto Faccini.

Léo, como é chamado carinhosamente no projeto, começou a nadar na Escolinha do Projeto Nadar, do Instituto Cesar Cielo, em Itajaí/SC. Passou pelo grupo de base e hoje faz parte da equipe competitiva NOVOS CIELOS. Após ganhar a Seletiva Nacional que aconteceu em Aracaju/SE em 2022, foi convocado para a Seleção Brasileira Escolar, já em seu primeiro Mundial.

“O principal foco do Instituto Cesar Cielo é oferecer natação de qualidade para que os jovens do Brasil possam aprender, através do esporte, valores que serão valiosos não só no meio esportivo, mas para toda a vida deles. Eu fico sem palavras ao ver um resultado como esse do Léo, porque, às vezes, nosso objetivo e nosso foco de oferecer natação acaba ajudando o atleta a formar uma carreira esportiva. E quem sabe não estamos vendo um grande atleta brasileiro na nossa frente, quem sabe campeão em mais competições internacionais. Então, eu e toda a minha equipe que trabalha nesse projeto “Novos Cielos” e no Instituto Cesar Cielo ficamos muito felizes com esse resultado, porque temos a certeza de que o trabalho que estamos fazendo está sendo correto, profissional e ajudando nossas crianças”, afirma Cesar Cielo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status