Rua General Câmara 1136 | CEP 13450-029
19 3629-0916
flcielo@hotmail.com | fer.cielo@hotmail.com

Atleta Juvenil do Novos Cielos / Nadar / Itamirim lidera ranking nacional de Maratonas Aquáticas

Incentivo à prática e ao desenvolvimento da natação Brasileira

Atleta Juvenil do Novos Cielos / Nadar / Itamirim lidera ranking nacional de Maratonas Aquáticas

Lucas Davesac da equipe Novos Cielos / Nadar / Itamirim, foi ouro nas provas de 5km e 7,5km na etapa de Salvador (BA) do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2021, disputado nos dias 6 e 7 de agosto. Com os resultados, ele lidera o ranking nacional da categoria Juvenil, uma vez que também já havia vencido as mesmas provas na etapa de São Luiz (MA), em maio.

O que chama atenção no jovem nadador de Itajaí (SC) não é apenas a colocação final, mas também o desempenho em comparação a outros atletas. Nesta etapa de Salvador, no geral, Davesac teve o sétimo melhor tempo geral nos 7,5km (01h28min22s00), ficando à frente de inúmeros atletas de categorias acima da sua. Nos 5km (54min28) obteve o terceiro melhor tempo entre todas as categorias.

Começou a nadar aos 4 anos e aos 7 já disputava provas de 200m no mar. Hoje, aos 16, acumula recordes e títulos importantes como o título brasileiro dos 5km em 2019, ainda pela categoria Infantil. “Em 2021 o meu objetivo nas maratonas aquáticas é ser campeão do ranking juvenil e conseguir a vaga para no sul-americano, que será na Bolívia, no início de novembro”, diz.

Davesac intercala treinos dentro e fora da piscina duas vezes por dia, de segunda a sábado. Com 1,87m de altura e excelente técnica, o catarinense tem dado sinais que pode alçar voos maiores. “É um garoto que treina muito, é disciplinado, com potencial muito interessante e que está conseguindo unificar os títulos nas provas fundo, tanto nas piscinas quanto nas maratonas aquáticas. Quem sabe, nos próximos anos, a gente veja esse garoto conseguindo resultados ainda mais expressivos a nível internacional”, avalia o coordenador técnico, Roberto Facchini.

O próximo compromisso do atleta pelo Brasileiro de Maratonas Aquáticas acontece em Palmas (TO), no fim de agosto. Ao longo deste segundo semestre o campeonato reserva outras etapas em Brasília (DF), São Bernardo do Campo (SP), Porto Alegre (RS) e novamente Salvador.

Maior projeto da América Latina

Atualmente, por conta da pandemia, o Instituto Nadar tem cerca de 2.260 alunos distribuídos nos núcleos de Itajaí (3), Navegantes e Blumenau. Mas a expectativa é que o projeto, com o avanço da vacinação, possa readequar os intervalos de treinamentos para voltar a atender mais de 5 mil pessoas [da iniciação ao alto rendimento], consolidando-se assim como a maior iniciativa social de natação na América Latina.

Sobre o Novos Cielos

Trata-se de mais um dos projetos idealizados pelo campeão olímpico César Cielo, através do seu instituto. A proposta é oportunizar e ampliar a prática e o aperfeiçoamento da natação para crianças e adolescentes.  Em Itajaí, o projeto Novos Cielos em parceria com o Instituto Nadar é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo ao Esporte, Sportv, Mattos Filho, Lojas Renner e Prefeitura de Itajaí.

O Atleta

Único campeão olímpico da natação brasileira, Cesar Cielo tem um currículo que o credencia a desenvolver projetos na modalidade. Além de três medalhas olímpicas (Pequim/2008 e Londres/2012), conquistou 16 medalhas em Mundiais (Indianápolis/2004, Roma/2009, Dubai/2010, Xangai/2011, Barcelona/2013 e Doha/2014), 11 delas de ouro.

É tricampeão mundial dos 50m livre e bicampeão mundial dos 50m borboleta e é também o recordista mundial dos 50m (20s91) e dos 100m (46s91), no estilo livre. É o mais rápido do mundo também na era pós-trajes (21s32). Soma, ainda, oito medalhas ganhas em Pan-Americanos (Rio/2007 e Guadalajara/2011), sete delas de ouro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content
This Website is committed to ensuring digital accessibility for people with disabilitiesWe are continually improving the user experience for everyone, and applying the relevant accessibility standards.
Conformance status