Pesquisa aponta que vírus da covid não sobrevive na água com cloro
Um estudo de virologistas do Imperial College London, na Inglaterra, revelou que o vírus Covid-19 é inativado em apenas 30 segundos na água de piscina tratada com cloro. A notícia, publicada originalmente no portal Swimming.org, chega justamente numa semana de flexibilização do lockdown, onde é autorizada a reabertura de piscinas no Reino Unido.
Segundo a pesquisa, 1,5 mg por litro de cloro livre com um pH entre 7-7,2 reduziu a infectividade do vírus em mais de 1000 vezes em 30 segundos. Testes adicionais de diferentes faixas de cloro livre e pH confirmaram que o cloro na água da piscina foi mais eficaz com um pH mais baixo.
“Ao misturar o vírus com a água da piscina pudemos mostrar que o vírus não sobrevive na água da piscina: não era mais infeccioso. Isso, juntamente com o fator de diluição do vírus que pode chegar à piscina vindo de uma pessoa infectada, sugere que a chance de contrair Covid-19 com a água da piscina é insignificante”, explica Wendy Barclay, professora e virologista da universidade.
Apesar de ainda não terem sido publicados numa revista científica e precisarem ser revisados por outros especialistas para ser validada, os resultados desta pesquisa são bastante animadores e sugerem mais uma vez que a natação é uma das atividades esportivas mais seguras durante a pandemia.