Instituto Cesar Cielo obtém certidão do Governo Federal que possibilitará início de projeto em Itajaí-SC
A Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania do Governo Federal, emitiu no último dia 6 de janeiro a Certidão de Registro Cadastral ao Instituto Cesar Cielo pelo cumprimento das exigências previstas na Lei Nº 9.615, que institui normas gerais sobre o desporto no País. Pouco mais de 300 entidades possuem esse certificado, que possibilita o recebimento de recursos públicos para serem aplicados em projetos esportivos.
A certificação permitirá o início do projeto “Novos Cielos” na cidade de Itajaí (SC) em parceria com o Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional (NADAR), iniciativa conduzida pela Associação dos Nadadores de Itajaí desde 2015. O Novos Cielos conta com experiência bem sucedida na cidade de Valinhos (SP), onde o trabalho tem vertente educacional. Com a implantação em Itajaí, o projeto inicia uma nova fase voltada à natação de rendimento.
Inicialmente o Novos Cielos atenderá 120 crianças da natação de base em Itajaí. Elas receberão todo enxoval de uniforme, bem como custeio em viagens, hospedagens e alimentação em competições em outras cidades. A expectativa é que as atividades do projeto em Itajaí tenham início em meados de fevereiro, com todos os protocolos de segurança.
“Em 2020 chegamos a ter 5,6 mil alunos em quatro núcleos (três em Itajaí e outro em Navegantes). Com esta fusão, a expectativa é poder, até o final deste ano, atender mais de 11 mil alunos em Santa Catarina, configurando como o maior projeto de natação da América. Além do mais, o Cesão (Cesar Cielo) treina diariamente aqui com a gente, convivendo com os projetos sociais e de competição. Tenho certeza que ele servirá de inspiração a todos nossos alunos, diz o coordenador do Projeto Nadar, Leandro Peixoto.
“Esse certificado só vem a chancelar toda a seriedade do trabalho do nosso instituto, além de trazer mais celeridade aos projetos que a gente quer colocar em prática. Com isso conseguiremos atingir cada vez mais crianças e conectá-las à natação. E acredito que estamos conseguindo fazer um papel. Muito orgulho de estar alinhado ao ministério em todos os âmbitos”, enfatiza Matheus Prodocimo, presidente do Instituto Cesar Cielo.